Meus 5 livros preferidos sobre portfólio

Desde que comecei a pesquisar sobre portfólios tive contato com muitos livros e artigos científicos. A alguns desses livros o acesso só era possível comprando, pois quase ninguém os tinha e encontrar na internet então, era impossível.

 Por alguns deles esperei mais de 2 meses, pois nem brasileiros são.

A maioria nem é aceito mais como referência científica (mais de 10 anos), mas continua oferecendo informações relevantes sobre o assunto.

Vamos lá então?

1 – Os “portfólios reflexivos (também) trazem gente dentro: reflexões em torno do seu uso na humanização dos processos educativos.
 

Autor – Idália Sá-Chaves (organizadora) – Porto Editora (Portugal) – 2005.

Meus 5 LIVROS preferidos sobre PORTFÓLIO
É o meu livro de cabeceira. Sempre recorro a ele.

A Sá-Chaves é referência no assunto e neste livro traz muitas experiências e reflexões sobre o uso dessa ferramenta na avaliação formativa, em várias áreas do conhecimento, incluindo a formação de professores e a enfermagem.

Os assuntos englobam desde o conceito de portfólio, como usá-lo com turmas grandes, até como avaliar a narrativa dos estudantes de acordo com níveis de reflexão.

Quando estamos implantando algo novo, temos muita curiosidade em saber se estamos fazendo “certo”, queremos ouvir aquela experiência bem detalhada para podermos partir de alguma coisa concreta, e esse livro ajuda muito.

2 – Como abordar… o portfólio na sala de aula. 

Autor – Conceição Coelho e Joana Campos – Areal Editores (Portugal) – 2003
Meus 5 LIVROS preferidos sobre PORTFÓLIO

Amo! De uma leitura fácil e gostosa.

Inicia fundamentando o uso do portfólio em abordagens pedagógicas. É bastante objetivo e mostra muitas orientações em tópicos, ajudando no entendimento.

Fala sobre os tipos de portfólio, como organizá-los, como esta ferramenta pode ajudar na prática reflexiva e qual o papel de cada um (professor e estudante) para o seu sucesso.

Mostra exemplos de grelhas (critérios) para a avaliação por meio de portfólios.

3 – Portfólio Educacional: proposta alternativa de avaliação – Guia didático.

Autor – Marie Jane Soares Carvalho e Leonardo Sartori Porto – Editora da UFRGS – 2005

352fc-dsc01315

 Apresenta conceitos relacionados, fala sobre os tipos, como organizar e o mais importante, como avaliar.

E mostra 6 alternativas de aplicação: com Ênfase na habilidade integrativa; Ênfase no professor; Ênfase no processo; Ênfase nas competências; Ênfase em projetos de aprendizagem colaborativos e Ênfase na prática reflexiva.

Gosto dele porque é bem prático e estas sugestões de aplicação podem ser adaptadas a diferentes realidades e propósitos.

4. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico.

Autor – Benigna Maria de Freitas Villas Boas – Editora Papirus – 2004

Meus 5 LIVROS preferidos sobre PORTFÓLIO

Este livro oferece uma abordagem muito mais consistente sobre avaliação, com foco na avaliação formativa logicamente, antes de falar sobre portfólio.Depois fala bastante sobre seu uso nos cursos de formação de professores. Também com muitas dicas e vivências compartilhadas.

5. Portefólio do Professor: o portefólio reflexivo no desenvolvimento profissional

Autor – Jacinta Moreira – Porto Editora (Portugal) – 2010

Meus 5 LIVROS preferidos sobre PORTFÓLIO

Apresenta uma fundamentação teórica para o uso de portfólios, e fala sobre seu uso na formação docente com foco no desenvolvimento profissional.

Depois aborda a prática, trazendo também exemplos de uso e como avaliar. Apresenta indicadores/critérios de avaliação que podem ser usados.

Enfim… minha lista de preferidos. Logicamente me deparei com vários outros livros, mas estes são os 5 que mais me ajudaram no entendimento e na aplicação dessa ferramenta.

Espero que ajude quem está interessado em usar esta ferramenta no ensino!!

Abr@ços!!!

2 comentários sobre “Meus 5 livros preferidos sobre portfólio

  1. Olá Silvana, desculpe a demora.
    Os dois primeiros são portugueses, talvez você encontre entrando em contato com as editoras. O terceiro eu comprei na livraria cultura há bastante tempo e não encontrei mais. Os dois últimos ainda são encontrados na livraria cultura. São muito bons e vão te ajudar muito.
    Grande abraço.
    Débora

    Curtir

Deixe um comentário