Florence Nightingale Museum

Olá leitores,

Meu nome é Denise, sou enfermeira, amiga da Débora e hoje quero compartilhar com vocês minhas impressões sobre a visita que fiz ao Florence Nightingale Museum em Londres.

Há quatro anos atrás, eu e quatro amigas resolvemos fazer um tour pela Europa. Chegando a Londres que local não poderíamos deixar de visitar? O museu da Florence, é lógico! Reservamos uma tarde para isso e a visita foi totalmente demais!!!!!! Florence é um ícone da Enfermagem e seus estudos tem relevância e repercussão ainda nos dias atuais, daí a importância de se conhecer sua história e seu legado.

O museu está localizado no Saint Thomas’ Hospital.

dsc03148

O museu tem um acervo show e merece ser visitado. Para deixar vocês curiosos e com vontade de ir até lá vou postar algumas fotos.

dsc03066

O primeiro detalhe que me chamou a atenção foi que o museu recebe visitas não só de pessoas interessadas na história da enfermagem. Eles têm exposições temáticas que são visitadas inclusive por alunos do primary e secondary school. Muitas atividades são programadas para esse público e os trabalhos produzidos pelas crianças permanecem em exposição por um período de tempo. Legal, não é?dsc08912

Outro detalhe é que lá você pode tocar nos objetos que não estão protegidos por estantes de vidro!

No hall de entrada do museu tem um busto da Florence e todas nós fizemos uma selfie com ela!

dsc03067

 

 

Trechos da história de nossa destemida personagem são contados de um jeito bem inusitado: você encosta o diafragma do estetoscópio em um lugar específico, próximo a imagem, e um áudio com a história é liberado. Achei isso muito criativo!!!!

No museu encontramos objetos pessoais de Florence, livros escritos por ela e o mais famoso deles “Notas sobre a Enfermagem”.

 

A dama da lâmpada se tornaria conhecida após seu trabalho na Guerra da Crimeia. Como uma mulher muito à frente de seu tempo soube usar a opinião pública e a admiração da Rainha Vitória para alcançar seus objetivos e também contornar a resistência, especialmente masculina, à sua atuação. Aliás, para mim, ela foi uma sábia estrategista.

Você acha seu uniforme ruim? Que tal mudar para um desses?

 

O currículo da Enfermagem não é fácil para ninguém… E desde aquela época…

Gente, não dá para ser enfermeiro sem estudar e muito!!!!!

dsc03137

Encerrando o post mais duas curiosidades: dizem as más línguas que Florence recusou todas as propostas de casamento por ser homossexual. Esse assunto não ficou de fora no museu. Imagina o que seria o casamento para uma mulher como ela? Acha que os homens daquela época aceitariam com naturalidade a inteligência e o trabalho dela?

E a lâmpada… não é parecida com a do Aladim como muita gente ainda pensa!

Como lembranças da visita, além das fotos, comprei essa ecobag super fofa e o marcador de livro rosa (no cantinho da bolsa). Uma visita memorável como essa merece gastos em libras com esses mimos!

dsc02096

Dica: todo os escritos de Florence estão sendo digitalizados e estão disponíveis gratuitamente para consulta no endereço:

http://hgar-srv3.bu.edu/web/florence-nightingale.

Espero que tenham gostado!!!! Visitem o museu, vale a pena!

Beijos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s