Como dar banho no gato em casa

Oi gente

Hoje é dia de dar banho no gato. Sim… é isso aí! E pra quem não sabe, tenho um gato chamado Dimitri.

Dimitri é um gato persa com 11 anos e cheio das frescuras, entre elas: ser um gato medroso, que fica doente fácil, não gosta de sair de casa, não gosta de humanos e ODEIA tomar banho!

E avisa pra ele que hoje não tem escapatória…

gif: http://perfeitaassim.blogspot.com.br/2015/08/os-melhores-gif-de-gatos.html

Quem tem gato sabe que, dar banho em casa, não é tão simples como dar banho em cachorro. Muitos petshops nem o fazem, pois muitos tosadores relatam mordidas sofridas por gatos durante banho e tosa. É um perrengue achar alguém, principalmente aqui em Ubatuba (pra quem não sabe “moramos” em Ubatuba).

Neste post vou falar um pouquinho como acontece aqui em casa com o Dimitri. Resultado de muitas pesquisas feitas pelo meu marido e muito “erro e acerto”, ate´encontrar estratégias para um melhor resultado – e sem muito estresse: para nós e para o gato.

1. PREPARANDO O AMBIENTE

A primeira coisa é decidir onde será o banho. Nós fazemos no box. Já usamos uma mesa dentro do box, mas agora é no chão mesmo. Para nós só funciona dentro do box – não tem saída e percebendo que não há por onde escapar ele acaba se conformando.

Jpeg
Dimitri no banho

Ultimamente temos usado uma banheira – percebemos que na banheira ele fica mais calmo e ficar um pouquinho de “molho” ajuda a soltar a sujeira do rabo e do testículo. Quem tem gato persa sabe que eles tem mais propensão a ter a chamada cauda de garanhão, devido a oleosidade que se forma nessa região.

Jpeg
Dimitri, nada feliz, no banho de banheira

 

Aqui em casa dicas como “faça com que o gato queira tomar banho” não funciona! Ele não quer nunca e nada o fará  mudar de ideia. A necessidade fala mais alto – é agora, pronto e acabou!!

Outra dica comum, “acostume o gato com água desde pequeno”, também não funcionou aqui. Ele toma banho desde pequeno e NUNCA se acostumou.

Dimitri é um gato que, apesar de não gostar e não querer tomar banho, não fica agressivo. Luta para sair, mas não morde e não arranha. Se seu gato for mais nervoso a esse ponto, serão necessárias outras estratégias – você precisa conhecer bem o seu gato para poder encontrá-las – rsrsrs.

#acid #goodtrip

a) Feche janelas e portas – é aconselhável proporcionar um ambiente quentinho – gatos de raça costumam ser mais sensíveis a mudança brusca de temperatura e podem acabar ficando doentes.

b) Use um tapete antiderrapante – evita que o gato fique escorregando, o que dificulta o banho e pode causar algum acidente.

c) Peça ajuda – é aconselhável também ter alguém para acompanhar o procedimento. O gato pode fugir de repente e se você não conseguir segurá-lo, ele pode se machucar. A ajuda também será útil para pegar uma toalha ou outro material que você tenha esquecido.

d) Aqueça a água antes de levar o gato para o banho – costuma ser difícil encontrar um meio termo entre quantidade de água e temperatura nos chuveiros comuns, assim considere realizar essa proeza antes.

2. CARINHO E PACIÊNCIA

Não adianta fazer nada a força.

Tente proceder como se estivesse fazendo um carinho. Converse calmamente e não grite, mesmo que você comece a perder a paciência. Lembre-se que ele não entende uma bronca e pode ficar ainda mais nervoso, com medo e agressivo.

Para ensaboar faça massagens suaves ou use uma esponja macia.

Resultado de imagem

E não se esqueça de proteger as orelhas – otite é outra coisa complicada para os gatos. Use algodão hidrofóbico (hidrófobo) – não absorve a água.

Animais Fofos no Banho:

3. CORTANDO AS UNHAS

Aqui em casa corto as unhas depois do banho, pois elas ficam mais molinhas, mas se seu gato for agressivo aconselho o corte antecipado – você poderá sair todo arranhado.

O corte necessita de tesoura especial e de conhecimento, ou seja precisa saber como e onde cortar. Peça para um veterinário te ensinar ou leia sobre o assunto (em breve farei um post sobre isso).

gatos-15

4. ESCOVAR ANTES DO BANHO

Se o seu gato é peludo e tem nós, é necessário escová-lo antes do banho – depois de molhar será mais difícil. Além disso pode causar dor e deixá-lo mais nervoso.

Dimitri, depois que veio morar na praia vive tosado – com o pelo bem curto. Não fica bonito, mas é mais confortável para ele e mais fácil de cuidar.

5. ESCOLHENDO O SHAMPOO

Os shampoos ideais??? Os específicos para gatos… é lógico!!

Resultado de imagem

São mais caros, mas fazem toda a diferença: a pele dos gatos é mais sensível e seus pelos mais exigentes.

Dimitri usa na primeira ensaboada um mais simples (mais baratinho): tirar a sujeira grossa em primeiro lugar. Depois usa um mais caro, que deixa os pelos mais brilhantes e fáceis de pentear.

Sanol para gatos e Shampoo Neutro Cat Society (Pet Society)

Shampoo Sanol Vet para Gatos - 500 mL     shampoo

6. SECANDO O GATO

Não gente, secador de cabelos para humanos não serve! Gatos peludos precisam ficar bem secos ou podem desenvolver micoses.

Jpeg

Acho que essa é sem dúvida a parte mais chata e mais demorada. Aqui em casa é a parte que ele mais odeia.

Primeiro usamos uma toalha – dê batidinhas e tente retirar o máximo de água possível.

Depois o secador. Nós temos um soprador, um secador específico para pets. É bem forte e proporciona calor na medida certa – nem frio e nem quente demais. Sem essa ferramenta não seria possível. E mesmo assim demora um pouco. Não são baratos, mas no final vale a pena.

Pronto seu gato está lindo agora! rsrsrs

 

Depois do banho só importa ser mimado…

dsc01515

E dormir um pouco…

p_20150204_164357copia

Eu e Dimitri adoramos compartilhar o momento banho com vocês! Esperamos que tenham gostado e que as dicas sejam úteis!

Até mais…

 

Referências

* Para saber mais sobre Cauda de garanhão – http://www.revistadeestimacao.com.br/2015/04/dicas-sobre-gatos-cauda-de-garanhao.html

* http://gifsdegatos.blogspot.com.br/

Obs.: Algumas imagens utilizadas neste post foram retiradas da internet. Se alguma delas for de sua autoria e você deseja sua remoção, por favor, entre em contato. Obrigada!

Débora Vaz – enfdebydeby@gmail.com

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s