Como fazer um Midori – Traveler’s notebook

Oi pessoal, tudo blz?

Hoje vou mostrar pra vocês como fiz o meu “midori” – esse caderninho que virou febre nos Estados Unidos e aqui está todo mundo A-MAN-DO!!!

O que é um Midori Traveler’s notebook?

O midori é um caderno que possui uma capa que permite trocar o miolo de acordo com o objetivo de utilização. O que você mais deseja de um caderninho de anotações: folhas em branco para desenhar? Um planner para organizar a semana? Folhas coloridas para as anotações do dia a dia? Um caderninho para as lembranças de viagem? Enfim… Para isso a capa possui elásticos que permitem a troca dos caderninhos internos.

69690
Original – vendido pela jetpens.com

O tamanho tradicional é aproximadamente 21cm de altura por 11cm de largura – com ele fechado – mas existem vários tamanhos à venda. Se você, assim como eu, for fazer o seu, pode escolher o tamanho que quiser! 😉

A capa dos midoris chiquérrimos é de couro, mas as artesãs estão fazendo de outros materiais, como tecido, poliuretano e até de EVA (que na minha opinião é o mais fácil de fazer, e tem um efeito super legal!).

Como na verdade é uma cópia do original, tem recebido muitos nomes: Fauxmidori (faux = falso em francês), Deiadori (midori feito pela artesã Deia Dietrich que faz em tecido, fez algumas alterações criativas e colocou seu nome) e etc. Então aqui vai o Debydori, rsrs.

imagem10imagem9imagem6imagem7imagem8

Além dos caderninhos, podem ser inseridos vários acessórios como plásticos, porta adesivos, bolsinhos, clipes para colocar canetas – Se inspire na loja Jetpens para fazer o seu – vem criatividade!!!!

Passo a passo

Para fazer o seu você vai precisar…

  • couro, tecido de poliuretano / PVC ou EVA no tamanho 24 x 24cm (já contando com uma folguinha para os ajustes)
  • folhas de sulfite, coloridas, quadriculadas (de acordo com o seus objetivos de uso)
  • folhas de scrapbook para fazer as capas dos caderninhos internos (ficam mais firmes)
  • elástico roliço colorido (se não tiver, pode ser do comum – mas não vai ficar tão bonito)
  • furador ou material para fazer os furos (pode ser um agulhão)
  • régua
  • estilete ou tesoura

Na foto abaixo algumas das ferramentas que usei: crop-a-dile para fazer os furos no couro; agulhão para fazer os furos nos caderninhos e perfurador para deixar os cantos dos caderninhos arredondados.

imagem11Eu usei o tecido de PVC, que parece com o couro, e colei tecido 100% algodão na parte de trás, para dar um acabamento mais bonito – usei cola branca (esse material tem a parte de trás telada e eu acho bem feia).

Para colar o tecido – Use um pincel ou rolinho para espalhar a cola branca no couro e depois aplique o tecido esticando delicadamente com as  mãos. Deixe secar bem antes de fazer a capa.

imagem23imagem21imagem20Depois fiz os furos no meio para passar o elástico e coloquei ilhós (se você não tiver, pode deixar sem). Deixei mais ou menos 0,7 cm de margem para o primeiro furo, e uma distância de aproximadamente 1 cm entre um furo e outro. Faça os furos na parte superior e inferior.

A imagem abaixo mostra o local dos furos. O furo em vermelho é um alternativa para o furo de número 3 (ou um ou outro – depende de onde você quer que fique o elástico que fechará o midori.

Imagem24.jpgimagem19Depois passei o elástico, deixando as pontas para o lado de dentro. O elástico formará a base que segura os caderninhos. Junte as pontas e dê um nó.

imagem4Imagem5.jpg

O vídeo da Sea Lemon é super fácil de entender – dê uma olhada…

Outro vídeo para te ajudar… super fácil também.

Caderninhos internos

Eu fiz os caderninhos costurados e usando técnica de encadernação – a mesma do vídeo da Sea Lemon, mas você pode costurar com máquina de costura, grampear ou até deixar solto mesmo – também funciona.Imagem3.jpg

Imagem2.jpg

O legal é que, apenas com um elástico, cabem vários caderninhos. Veja nos vídeos, como colocar mais caderninhos no seu midori.

Além dos caderninhos você pode colocar divisórias ou organizadores – para acondicionar cartões ou outros papéizinhos. Veja como fazer no vídeo abaixo:

Estes foram os tutoriais que mais me ajudaram. Espero que vocês gostem. Usem a criatividade e divirtam-se.

E nada mais gostoso do que usar alguma coisa feita a mão e por nós mesmos!

Beijos e até!

Anúncios

6 comentários sobre “Como fazer um Midori – Traveler’s notebook

  1. Olá, tudo bem? Muito feliz de ter vc por aqui!!
    Então, para a colocação do ilhós, você vai precisar de algumas ferramentas. Ainda não tenho nenhuma explicação no meu blog (um dia chego lá! rsrs), então vou te indicar uns vídeos. Mas olha, também fica bem legal se deixar sem o ilhós.

    Um vídeo da Toke e Crie, falando da ferramenta que eu usei… Ela é cara, mas vale a pena pra quem gosta muito de fazer artesanato.

    E um vídeo da Oficina da Claudinha, que é uma fofa, e tem muito vídeo legal!

    Espero ter te ajudado!!
    Depois manda a foto do seu caderninho!!

    Beijão!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s