Avaliação – reflexões

A semana passada fui convidada para ministrar uma aula sobre Avaliação formativa e uso de Portfólio para o curso de mestrado da UNG -Universidade Guarulhos, e para tal reuni alguns livros para mostrar e indicar aos estudantes.

E então tive a oportunidade de ler novamente e me apaixonar novamente pelo livro “AVALIAÇÃO – Concepção Dialética-Libertadora Do Processo de Avaliação Escolar” do meu querido Celso dos Santos Vasconcellos.

E foi dele que tirei a frase…

mudança1

Este livro me fez acordar para questões em relação a avaliação sobre as quais eu nunca havia pensado:

  • Por quê e para quê se avalia?
  • Por quê a para quê o aluno estuda?
  • Qual a diferença entre avaliação e nota?
  • A importância do erro.
  • A influência de diversos tipos de instrumento de avaliação.
  • O que se faz com os resultados da avaliação escolar?
  • Recuperação e reprovação: o que significa?

Tudo visto de uma visão política!! Muito bom, muitas reflexões! Recomendo!!

E para que tudo que pensamos sobre avaliação se faça acontecer, precisamos sair das ideias – precisamos colocar estas ideias em ação!

Abç

Deb

REFERÊNCIA

VASCONCELLOS, C. S. Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora Do Processo De Avaliação Escolar. 11 ed. São Paulo: Libertad, 2000. (Cadernos Pedagógicos do Libertad; v. 3)

 

 

Deixe um comentário